Uma abordagem em sete etapas para lidar com amigos que o arrastam para baixo
- Get link
- X
- Other Apps
Se você é como o resto de nós, em algum momento você se sentiu insatisfeito e não (ou ainda não sente) como se estivesse vivendo seu verdadeiro potencial. E como a maioria das pessoas não sente que tem o poder de mudar a si mesma, quando você finalmente se esforça o suficiente para ganhar algum impulso, não se surpreenda se encontrar resistência ao longo do caminho.
De fato, às vezes parece que todo o seu círculo social se volta para você quando você começa a ver resultados.
Hoje eu quero falar sobre amigos. Mais especificamente, os amigos que o arrastam para baixo.
A amizade pode ser uma espada duas pontas
Seus amigos enriquecem sua vida. Eles são os personagens principais das memórias que você interpreta de seu passado, dias e noites se desenrolando agora e seus planos para o futuro. Infelizmente, os amigos nem sempre são uma influência positiva - por muitas razões diferentes.
Se você está fazendo mudanças positivas em sua vida, por exemplo, ainda pode ter amigos que estão presos na mesma rotina em que você costumava ficar. Enquanto amamos essas pessoas, nem sempre é saudável estarmos ao seu redor. , e é importante saber como manipular essa dinâmica se você quiser ter sucesso.
Embora alguns amigos possam realmente agir hostilmente a você à medida que seus auto-aperfeiçoamentos se manifestam, na maioria das vezes a negatividade é sutil e é realizada inconscientemente ("oh, isso nunca vai funcionar, 80% de todas as pequenas empresas falham", "apenas uma bebida, você não é divertido desde que você desiste ”,“ por que você trabalha tanto, para de levar as coisas tão a sério e se diverte? ”). Dizem que somos criaturas de hábitos; bem, também somos criaturas consistentes. E nosso desejo subconsciente é resistir quando uma pessoa não age da maneira que esperamos.
Outro motivo comum para algumas pessoas serem tão resistentes ao sucesso de outras pessoas é que, em um certo nível, elas lembram suas deficiências e oportunidades perdidas; é o outro lado da moeda que vê as pessoas se alegrarem com as falhas dos outros. Isso pode se manifestar em ciúme, animosidade, desprezo, fofoca, comentários agressivos passivos, desafios verbais, alienação e sabotagem total.
O Processo de Libertação
Então, como você navega nesse campo minado social? É possível salvar essas amizades e, se não, como você sabe que é hora de deixar ir? Vejamos um processo simples de sete etapas que você pode usar para analisar esses relacionamentos quando eles começarem a parecer um peso morto aos seus pés.
Etapa 1: Reconhecendo o atrito
O primeiro passo óbvio é reconhecer quando um relacionamento se tornou tóxico. Às vezes, isso pode ser um pouco mais desafiador do que se imagina.
Em primeiro lugar, toda amizade tem seus altos e baixos, e às vezes tendemos a ignorar um aumento nos baixos, apenas passando os negócios como de costume. É uma coisa, no entanto, ter seus momentos difíceis, mas quando brigas e dramatizações se tornam a norma, é mais do que apenas estar de mau humor ou precisar de alguns dias de intervalo.
Outra razão pela qual pode ser difícil é porque a maneira como seus amigos o prejudicam nem sempre é óbvia. Os seres humanos são criaturas emocionais que se comunicam de maneiras sutis, especialmente considerando que nós mesmos nem sempre entendemos nosso próprio motivo.
Além da sabotagem óbvia ou dos amigos que o derrubam por causa de seu próprio comportamento autodestrutivo, preste atenção quando um amigo o deixa sentindo-se negativo com mais frequência do que o deixa positivo, mesmo que pareça não intencional. Considere por que e como eles estão fazendo você se sentir da maneira que eles se sentem.
Está se tornando um ciclo?
Etapa 2: tente entendê-los
Ao determinar que seu amigo está te segurando, a primeira tentação é muitas vezes a raiva. Afinal, eles deveriam ser seus amigos - como eles poderiam traí-lo, desejando tudo, menos o melhor para você?
Mas diminua a velocidade por um segundo. Resista à tentação de se emocionar ou vingar em troca. Você tem uma chance muito maior de preservar a amizade e talvez até chegar a alguns novos entendimentos, se buscar empatia.
Tente entender o que exatamente está causando o comportamento de seu amigo. Eles estão realmente zangados com você ou apenas estão se sentindo inseguros? Eles estão tentando te segurar de propósito ou agindo com uma inclinação natural para manter o amigo que conhecem e amam? Procure a verdade primeiro.
Também é importante explorar a possibilidade de você estar agindo de maneira diferente devido às mudanças em sua vida - e talvez seja isso que está incomodando seu amigo.
Como exemplo, eu estava lendo sobre um estudo recentemente que descobriu pessoas que estão ganhando mais dinheiro na verdade dirigem de forma mais agressiva, e que uma pessoa que ganha um jogo de tabuleiro básico fraudulento a seu favor agirá de forma mais agressiva e impetuosa à mesa.
Este foi um grande momento de “aha” para mim, pois há momentos em minha própria vida em que me peguei dirigindo como um idiota quando estava em um veículo melhor.
Considerando isso, pense em como você tem agido ultimamente. Existe alguma chance de as novas mudanças positivas em sua vida também terem mais efeitos colaterais negativos em seu comportamento, que estão atrapalhando as pessoas? Talvez seja você quem precisa aliviar um pouco.
Etapa 3: considere os benefícios
Reserve um tempo para considerar os aspectos positivos que seu amigo traz para sua vida. É justo pensar sobre o quanto eles significam para você e todo o prazer e apoio que oferecem, além das dificuldades recentes. Ignorar isso pode fazer com que você os subestime em um estado de raiva, e você não quer tomar uma decisão enorme como essa com pressa.
A infeliz verdade é que você pode perceber, neste ponto, que qualquer valor que eles trouxeram para sua vida há muito desapareceu; às vezes é assim que a vida segue. Assim como você está mudando para melhor, às vezes as pessoas mudam para pior.
Seja qual for o motivo, se uma pessoa não traz nada de valor à sua vida além de negatividade, talvez seja hora de deixá-la ir.
Etapa 4: Entenda os negativos
Depois de passar pelos benefícios positivos que essa pessoa traz para sua vida, é hora de levar a sério os negativos.
Quão prejudicial é o comportamento e a atitude do seu amigo em relação à sua própria vida e pressiona pela auto-atualização? Isso realmente afetará seu progresso ou será apenas uma dor temporária crescente, com a qual eles se acostumarão, como sempre se acostumaram às mudanças que a vida traz?
Este passo é um momento para levar a sério o quão sério é esse problema.
Não subestime o valor da sua própria auto-estima ou a capacidade dos outros de interromper a ação com um simples comentário. Da mesma forma, se você está tentando abandonar um hábito destrutivo, como beber ou usar drogas, deve saber que velhos amigos que ainda fazem essas coisas e parecem incapazes de se afastar de seus demônios são um risco particularmente grande para eles.
Etapa 5: buscar equilíbrio
Antes de eliminar completamente as pessoas da sua vida e queimar as pontes, pense em como você pode alcançar uma abordagem mais equilibrada primeiro.
Temos todos os tipos de pessoas em nossas vidas que talvez não se entendam 100% do tempo. Chefes e colegas de trabalho. Irmãos e irmãs. Sogros. Até nossos próprios pais. No entanto, geralmente encontramos maneiras de viver, trabalhar e até amar essas pessoas.
Considerando isso, é realmente necessário jogar completamente uma amizade pela porta, ou você pode redefinir de alguma forma?
Talvez você simplesmente não seja o tipo de amigo que passa mais tempo juntos. Isso não significa que você ainda não pode permanecer em contato - você sempre deve ter controle total sobre o envolvimento de alguém em sua vida, e não há nada de errado em manter alguém a uma certa distância enquanto permanece em contato. Contanto que você não esteja apenas fazendo isso para jogar ...
Além disso, às vezes uma pausa pode ser suficiente para desencadear as alterações necessárias. Depois de algum tempo, é mais provável que eles aceitem o novo você, felizes por ainda tê-lo em suas vidas. De fato, no período de “lua de mel” em que as velhas amizades sempre parecem passar após a reunião, elas podem muito bem chegar à percepção consciente de que, embora você tenha mudado o novo, você é apenas uma versão mais feliz do antigo você.
Além disso, às vezes você pode iniciar mudanças simplesmente alterando a maneira como age em relação à pessoa (especialmente se concluir que realmente fez parte do problema), abrindo um diálogo ou até mesmo confrontando diretamente o comportamento deles. Todas essas são opções dignas - depende apenas da situação.
Etapa 6: Agir e reavaliar
Depois de decidir como vai lidar com uma amizade que se tornou tóxica, a próxima parte é a mais difícil. Você realmente tem que seguir adiante.
Lembre-se desse fato importante: muitas vezes, os mais manipuladores de nossos amigos, os que provavelmente resistem à mudança de nós, também são os mais carismáticos. Isso significa que, quando sentirem o que está acontecendo, poderão mudar instantaneamente seu comportamento em resposta, e isso pode ser uma manobra sedutora.
As amizades às vezes se assemelham a relacionamentos emocionalmente abusivos, onde, assim que a vítima tenta se afastar, o agressor muda seu ato, apenas para voltar à antiga rotina quando a distância é fechada novamente. Às vezes, eles fazem isso de propósito e, às vezes, simplesmente não têm controle sobre seu comportamento emocional.
Tendo em mente o que mencionei sobre manipuladores, cabe a você decidir se a mudança de opinião deles é um esforço genuíno ou não.
Se você decidiu apenas reposicionar sua amizade ou até conversar com o amigo para ver se é possível fazer alterações dessa maneira, isso também exigirá uma reavaliação para ver se funcionou. Você provavelmente ficará imediatamente ciente, se isso não acontecer, mas fique de olho na situação, percebendo que, se as coisas não melhorarem, talvez você precise desligar completamente.
Etapa 7: deixar ir
Mencionei algumas vezes neste artigo sobre "ter uma discussão". Mas não quero dar a impressão errada. Confronto e crítica são muitas vezes as piores maneiras de lidar com o abandono da amizade.
Mesmo que você decida que sua vida está melhor sem um relacionamento particularmente venenoso, essa decisão realmente exige algum tipo de "rompimento" desajeitado e conflituoso? Na grande maioria dos casos, eu diria que não. Este não é um relacionamento romântico aqui e você não tem obrigações um com o outro - as amizades terminam o tempo todo simplesmente se afastando.
Afastar-se de uma amizade, quando bem feito, deve ser mal percebido. Se você mudou o suficiente para considerar seriamente que uma amizade “termina”, é provável que sua amizade seja mantida unida por velhos hábitos e familiaridade. Se você deixar para lá, muitas vezes encontrará a amizade se dissolvendo naturalmente. Não há razão para que você não consiga manter as coisas civis. Quem sabe, talvez algum dia mais tarde você se reconecte como duas pessoas diferentes - mas muito familiares -.
É claro que haverá casos em que sua decisão se depara com uma resistência particularmente desesperadora e talvez você precise ser um pouco menos diplomático se esse amigo realmente for alguém que precisa ir, mas bem, é assim que a vida às vezes acontece.
A evolução das amizades
Nada disso é fácil, e não quero fingir que tenho todas as respostas para o cenário caótico dos relacionamentos humanos. Em um mundo perfeito, todos os seus amigos verão as grandes coisas acontecendo em sua vida e embarcarão, não apenas felizes em vê-lo se saindo tão bem, mas ansioso para seguir o mesmo caminho.
Infelizmente, não é assim que geralmente funciona. Muitas pessoas passam a vida sem nunca encontrar forças para cumprir seus ideais de vida. E isso significa que a evolução e o caminho para o auto-aperfeiçoamento costumam ser um processo solitário e até solitário.
Não deixe que isso te deprimente demais. Lembre-se de que toda vez que uma porta se fecha, outra se abre. À medida que você se torna alguém um pouco diferente, conhece novas pessoas que trazem novas possibilidades interessantes para sua vida. Não apenas isso, mas você descobrirá rapidamente quem são seus verdadeiros amigos - aqueles que realmente estarão lá até o fim. É um processo doloroso, mas às vezes vale a pena o esforço.
E não se surpreenda se algum dia um relacionamento que você abandonou voltar ao círculo completo, quando seu velho amigo crescer um pouco por conta própria.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment