Os 8 animais mais perigosos da floresta amazônica
A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo. É o lar de 430 espécies de mamíferos, 378 espécies de répteis, 400 espécies de anfíbios, 3000 espécies de peixes e 2,5 milhões de tipos diferentes de insetos. Aqui está a lista dos 8 animais mais perigosos da floresta amazônica.
8. Formiga-bala
CRÉDITO DA IMAGEM: POR BERNARD DUPOT NO FLICKR CC BY 2.0
Coisas interessantes sobre formigas de bala
- A picada de uma formiga-bala é talvez a picada de inseto mais dolorosa já conhecida pelos seres humanos. Picada cheia de veneno de uma formiga-bala pareceria um tiro. É por isso que essa formiga mortal é chamada assim.
- As perigosas formigas-bala são encontradas nas florestas tropicais da Nicarágua, Bolívia e Paraguai. Eles habitam principalmente nas bases das árvores.
- A picada de formiga-bala é quase 30 vezes mais dolorosa do que uma picada de abelha. Eles usam esse aguilhão intensamente doloroso apenas para a defesa. Quando ameaçadas, não importa se é um animal grande ou um humano, as formigas-bala picam repetidamente. Seu veneno contém uma neurotoxina paralisante chamada 'poneratoxina'. Causa dor intensa, ardor e inchaço. Normalmente, a dor da picada de formiga-bala dura 24 horas.
7. Aranha Errante Brasileira
CRÉDITO DA IMAGEM: POR JOAO P BURINI - OBRA PRÓPRIA WIKIMEDIA CC BY-SA 3.0
Coisas interessantes sobre aranhas errantes brasileiras
- A aranha errante brasileira é a aranha viva mais mortal do mundo. Em vez de construir teias, eles vagam pelo chão da selva. É por isso que eles chamaram assim.
- Esta aranha extremamente agressiva e mortal encontrada na floresta amazônica de vários países da América do Sul, incluindo Brasil, Peru, Equador e Venezuela. Eles também foram encontrados em muitas partes humanas habitadas do Brasil.
- As aranhas errantes brasileiras são criaturas noturnas, procurando comida apenas à noite. Durante o dia, eles se escondem em algumas partes das casas, debaixo de pedras ou troncos caídos. Como resultado desse comportamento, as chances de seu encontro com humanos são maiores. Uma vez perturbadas, as aranhas errantes brasileiras morderão repetidamente. Eles também são famosos por mostrar uma exibição defensiva, levantando o corpo nas patas traseiras.
- O veneno das aranhas errantes brasileiras contém neurotoxina venenosa. Causa inchaço, dor extrema, problemas respiratórios e visão turva. Sem atenção médica imediata, a mordida também pode resultar em morte, especialmente em crianças pequenas. Felizmente, existe um antídoto disponível para a picada de aranhas errantes brasileiras.
6. Cascavel da América do Sul
CRÉDITO DA IMAGEM: POR H KRISP - PRÓPRIO TRABALHO, WIKIMEDIA CC BY 3.0
Coisas interessantes sobre cascavéis da América do Sul
- Esta espécie de víbora está entre as cobras mais mortíferas da floresta amazônica. Eles foram encontrados em savanas e zonas semi-áridas da Amazônia do Brasil, Venezuela, Guiana e Colômbia. Eles crescem até 1,5 m são conhecidos por suas faixas distintas.
- Existem nove subespécies de cascavéis da América do Sul encontradas nas florestas tropicais da Amazônia. A coloração diferente é a única diferença perceptível entre as subespécies.
- Com as listras distintas, as cascavéis sul-americanas podem ser bem camufladas em seu ambiente. Portanto, pode ser muito difícil identificar essa cobra mortal. Mas eles só atacam quando provocados.
- Quando ameaçada, a cascavel sul-americana se enrola e assobia como sinal de alerta. Eles só mordem quando ameaçados ou perturbados por um longo tempo. O veneno das cascavéis sul-americanas contém a potente neurotoxina. Assim, a mordida pode resultar em cegueira, problemas auditivos, paralisia ou até morte.
5. Piranhas de barriga vermelha
Coisas interessantes sobre Piranhas de barriga vermelha
- As piranhas são provavelmente o predador mais temido da floresta amazônica. Além da imagem da mídia, os poderosos mandíbulas e os dentes afiados das piranhas de barriga vermelha nos forçam a acreditar nisso. Mas, contrariamente à crença comum, as piranhas se alimentam principalmente de peixes, insetos, moluscos, crustáceos, algas e sementes.
- O ataque de grupo de piranhas de barriga vermelha é raro. Durante o período de fome ou quando provocados, eles atacam em grupo. Um grupo de piranhas famintas atacará quase tudo o que encontrou ao seu alcance.
- Para sua surpresa, um grupo de piranhas pode tirar a carne de um animal grande em questão de minutos. Os dentes afiados e triangulares e as mandíbulas poderosas os ajudam nesse ataque.
- As piranhas de barriga vermelha nem sempre são agressivas com os seres humanos. Os ataques de piranha em humanos são raros. No entanto, na estação seca, quando a comida é escassa, eles podem atacar até seres humanos.
4. Enguia elétrica
CRÉDITO DA IMAGEM: POR STAN SHEBS, WIKIMEDIA CC BY SA 3.0
Coisas interessantes sobre enguias elétricas
- As enguias elétricas não são, na verdade, enguias, mas pertencem à família dos peixes-faca. Esta espécie extremamente perigosa encontrada em águas doces da Amazônia. As enguias elétricas são nomeadas devido à sua capacidade de gerar uma enorme carga elétrica.
- As enguias elétricas usam sua capacidade de descarga elétrica para se defender dos predadores e atordoar as presas, como peixes, pequenos mamíferos, anfíbios e pássaros.
- Ataques fatais em humanos pelas enguias elétricas são muito raros. Mas os choques das enguias elétricas resultam em atordoamentos de solavancos e os múltiplos choques podem até levar à insuficiência cardíaca.
3. Jaguar
Coisas interessantes sobre jaguares
- Embora onças e leopardos tenham os mesmos padrões de roseta, as onças são mais pesadas que os leopardos. Além disso, os leopardos não são encontrados nas Américas. Eles distribuíram por toda a África e Ásia.
- As onças-pintadas têm a mordida mais poderosa do que qualquer outro grande felino, incluindo tigres e leões. Sua mordida é forte o suficiente para perfurar a concha ou o crânio dos animais. Isso os torna um dos animais mais mortais da floresta amazônica.
- A onça-pintada é um animal solitário, só se reúne durante a estação de acasalamento. Eles caçam normalmente ao amanhecer e anoitecer. As onças-pintadas atacarão repentinamente suas presas. Com mandíbulas poderosas e dentes afiados, eles esmagarão o crânio da presa em pouco tempo.
2. Anaconda Verde
CRÉDITO DA IMAGEM: POR JAO P BURINI - TRABALHO PRÓPRIO WIKIMEDIA CC BY SA 3.0
Coisas interessantes sobre Poison Green Anacondas
- Crescendo entre 6m e 9m de comprimento e até 250 kg de peso, as anacondas verdes são a maior cobra viva e não venenosa do mundo. O encontrado em pântanos, pântanos, córregos e rios da Amazônia.
- As anacondas verdes encontravam na maioria das vezes rios ou pântanos totalmente submersos. Ainda assim, eles podem respirar enquanto as narinas e os olhos estão localizados no topo da cabeça.
- Essa cobra grande e não-venenosa mata sua presa por constrição e a comprime até parar de respirar. Então as sucuris engolirão o animal morto pelo todo. Sua dieta inclui principalmente veados, jacarés, crocodilos, tartarugas e peixes.
- Felizmente, as sucuris verdes não são devoradoras de homens por natureza. Há apenas alguns ataques documentados ao humano por sucuris. Mas o grande tamanho e força os tornam perigosos para os seres humanos.
1. Rã de dardo envenenado
Coisas interessantes sobre Poison Dart Frogs
- Os sapos venenosos são provavelmente as criaturas mais mortais da floresta amazônica. Na Amazônia, eles encontraram pântanos, lagos, pântanos, córregos e rios. Dependendo dos habitats, os sapos venenosos encontrados em diferentes cores, incluindo ouro, cobre, vermelho azul ou verde.
- O sapo venenoso é a espécie mais venenosa da família. Estima-se que eles contenham veneno suficiente para matar 10 humanos adultos.
- A cor brilhante da pele dos sapos venenosos é realmente um aviso para seus predadores em potencial. Se qualquer predador tentar comer um sapo venenoso, o veneno altamente perigoso encontrado em sua pele causa inchaço, paralisia muscular, náusea e até morte.
- Ele descobriu que essas espécies de sapos em cativeiro não são venenosas. Na natureza, os sapos venenosos ganham o veneno altamente perigoso de sua dieta, como formigas, centopéias e cupins. O veneno encontrado nesses insetos é derivado da planta que eles comem.
- Leimadophis Epinephelus, um tipo especial de cobra encontrada nas florestas tropicais da Amazônia, é o único predador natural de sapos venenosos. Eles podem comer os sapos venenosos sem serem afetados pela toxina perigosa.
Comments
Post a Comment