10 animais surpreendentes encontrados apenas em Madagascar
10. Pato de Madagascar
Com uma população total abaixo de 100, o pato de Madagascar é o pato mais raro do mundo. Eles são endêmicos dos pântanos e lagos de água doce de Madagascar. Pensa-se que esta espécie extremamente rara de pato esteja extinta por muitos anos. Mas em 2006, cerca de 20 Patos de Madagascar foram redescobertos no lago Mastsaborimena.
No mesmo ano, o Durrell Wildlife Conservation Trust e o Wildfowl and Wetlands Trust iniciaram um programa de criação. Em 2013, os pesquisadores elevaram com sucesso a população do Pato de Madagascar para 80 de apenas 20. A declinação inicial na população de pato Pochard é causada pela perda de locais de nidificação e pela introdução de novas espécies em seu habitat.
Ainda assim, os patos do Pato são vulneráveis à extinção devido à escassez de alimentos em seu habitat. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) classificou o pato Pochard como um pássaro criticamente ameaçado.
O larro de Madagascar é um pato de tamanho médio, que cresce de 45 a 54 cm de comprimento. Eles têm atraentes flancos marrom-avermelhados, barriga branca e bico acinzentado. Os patos Pochard viveram originalmente nos pântanos e lagos densamente vegetados de Madagascar. Hoje, a pequena população remanescente de patos Pochard enfrenta a escassez de alimentos. Sem planos de resgate adequados, eles desaparecerão em breve deste mundo.
9. Gorgulho de girafa
O gorgulho de girafa é um inseto de aparência estranha, endêmico das florestas de Madagascar. O gorgulho de girafa chama-se assim por causa de seu pescoço enormemente longo. O pescoço do gorgulho de uma girafa macho é 2-3 vezes maior que o da fêmea. Os insetos machos usam seu pescoço longo para construir ninhos e competir com outros machos durante a estação de acasalamento.
Com um comprimento médio de 2,5 cm, o gorgulho está entre os maiores insetos da família dos gorgulhos. A maioria das partes do corpo do gorgulho das girafas é negra. A coisa mais notável nos gorgulhos de girafa, além do pescoço longo, é a concha vermelha que cobre as patas traseiras. É chamado de elytra. Os gorgulhos de girafa usam essas conchas juntamente com as asas traseiras em voo.
Atualmente, uma grande população de gorgulhos de girafas vive nas florestas de Madagascar. Eles passam a maior parte de suas vidas em pequenas árvores, conhecidas como 'besouros girafas'. Eles também se alimentam das folhas dessas árvores. Felizmente, não existem predadores conhecidos para os gorgulhos das girafas. Ao contrário de sua aparência estranha, o gorgulho é completamente inofensivo. Eles não mostram agressão a espécies humanas ou outras.
8. Coua Azul
Madagascar é o lar de quase 250 espécies diferentes de pássaros. Porém, 44% deles não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Um desses pássaros únicos de Madagascar é o coua azul. É um membro não-parasitário da família das aves de cuco. Os couas azuis também são chamados de coucal de Madagascar. Eles são famosos por sua impressionante plumagem azul-escura.
Quase todas as partes do corpo são de cor azul. A plumagem azul escura e a pele azul clara ao redor dos olhos são muito atraentes. Infelizmente, este belo pássaro de Madagascar pode ser extinto no futuro próximo devido à caça.
Ao contrário de outros pássaros do cuco, os couas azuis constroem seus próprios ninhos. Eles usam as folhas e os galhos para construir seu ninho. Os ninhos de couas azuis geralmente permanecem escondidos nas árvores dos arbustos. Eles colocam apenas um ovo durante a estação de reprodução. Curiosamente, os couas azuis também incubam seus próprios ovos.
7. Camaleão Pantera
Com o tamanho de um gato doméstico, o camaleão-pantera está entre os maiores camaleões do mundo. Esta grande espécie de camaleão é nativa da ilha de Madagascar. Os camaleões-pantera também são famosos por sua impressionante pele tecnicolor.
Os camaleões-pantera habitam nas áreas costeiras e nas ilhas das partes central e noroeste de Madagascar. O padrão de cores da pele varia de acordo com o local em que vivem. A cor da pele varia de laranja, vermelho, azul, verde escuro ou azul esverdeado, com listras e manchas diferentes. Os camaleões pantera masculinos são mais coloridos que as fêmeas.
Os camaleões pantera têm o poder de mudar de cor com uma velocidade incrível. Essa mudança espetacular de cores não depende apenas da mudança de local. Também é afetado pelo estado de emoção, saúde, variação de temperatura e intensidade da luz.
Os camaleões pantera masculinos exibem uma transformação de cor da pele incrível durante a época de reprodução ou em defesa. Os camaleões fêmeas geralmente têm uma cor opaca de cinza ou marrom. Mas, durante a época de reprodução, eles também se tornam pálidos ou alaranjados a rosados.
6. Sapo de Tomate
Os sapos de tomate têm o nome de sua vibrante pele de cor laranja-vermelha. Somente as rãs têm um tomate tão brilhante como a coloração. Os sapos machos têm uma cor laranja-acastanhada. Sem dúvida, os sapos de tomate são um dos animais mais coloridos do mundo. Eles só encontraram nas florestas da ilha de Madagascar.
Em Madagascar, os sapos de tomate habitam em pântanos, piscinas rasas ou outras partes mais úmidas da ilha. A brilhante coloração dos sapos de tomate é na verdade um aviso para seus predadores. Mas os sapos de tomate não são tão tóxicos. Quando ameaçadas, a pele produz um fluido espesso e pegajoso para impedir os predadores em potencial, como as cobras.
Os sapos de tomate são predadores de emboscada. Isso significa que eles se sentam em um local específico e fazem um ataque surpresa às suas presas. A dieta dos sapos de tomate inclui principalmente insetos e pequenos invertebrados.
5. Sifaka
Sifaka é uma espécie atraente de lêmure encontrada apenas na ilha de Madagascar. De acordo com o povo nativo, os sifakas são chamados assim por causa de seu chamado diferenciado de 'shif-auk'. Existem três tipos principais de sifakas - sifaka coroado a ouro, sifaka de coquerel e sifaka diadema. Eles são uma das espécies mais ameaçadas de Madagascar. A perda de habitat é a principal ameaça enfrentada pelos sifakas.
O pêlo longo e sedoso é a característica mais marcante dos sifakas. A cor do pêlo varia de preto, dourado, branco e cinza.
Os sifakas são animais que habitam árvores. Eles passaram a maior parte de suas vidas em galhos de árvores. Eles podem pular facilmente entre os galhos das árvores com suas poderosas patas traseiras. Os sifakas geralmente são encontrados em pequenos grupos que contêm de 6 a 10 membros. Alimentam-se principalmente de frutas, folhas e brotos.
4. Indri
Madagascar é conhecida por abrigar um primata parecido com um gato chamado lêmure. Existem 50 tipos diferentes de lêmures nas florestas de Madagascar. Indri é o maior de todos os lêmures encontrados na ilha de Madagascar. Os indris também são uma das espécies ameaçadas de lêmure, com uma população menor que 10000.
Os indris habitam nas florestas tropicais da parte oriental de Madagascar. Eles vivem em pequenos grupos que incluem 4-8 animais. Os Indris são famosos por fazer chamadas agudas. Eles fazem essas ligações para se comunicar. Essas chamadas são altas o suficiente para serem ouvidas a quilômetros de distância.
Como os sifakas, os indris passam a maior parte de sua vida nas árvores. São primatas arbóreos, meios especialmente adaptados para se mover entre as árvores. Os indris têm pernas poderosas e dedões dos pés que dão um forte aperto ao agarrar os galhos das árvores. Este lêmure incrível pode atravessar uma distância de até 10 metros em um único salto.
3. Fossa
A fossa é o maior carnívoro encontrado apenas na floresta de Madagascar. À primeira vista, a fossa vislumbra um cruzamento entre um mangusto e um gato. As fossas também são o principal predador de Madagascar. Infelizmente, apenas uma pequena população de Fossas é deixada na natureza em Madagascar. A perda de habitat é a principal causa de declínio da população da fossa em Madagascar.
As fossas têm corpo musculoso e forte, com pelagem marrom-avermelhada curta. A cauda longa é uma das características mais marcantes dos fósseis. Na verdade, a cauda representa quase metade do comprimento total de uma fossa.
Os fossas são alpinistas muito ágeis. As garras retráteis e as articulações flexíveis do tornozelo permitem que eles subam facilmente nas árvores. A cauda longa dos fósseis também fornece o equilíbrio certo em movimento ao longo dos galhos das árvores. Como os humanos, as fossas andam nas solas dos pés, um tipo de locomoção conhecida como 'plantígrada'. Dá estabilidade às fossas em saltar de galho em galho.
A fossa é o caçador mais eficiente entre os animais de Madagascar. É um predador de emboscada, faz um ataque surpresa às suas presas. As fossas caçam durante o dia e a noite. Com as garras afiadas e os dentes afiados, os fósseis podem matar rapidamente suas presas. Os lêmures são o principal alimento dos fósseis. Eles também caçam em outros pequenos mamíferos, peixes, pássaros, sapos e lagartos.
2. Aye-Aye
Aye-aye é o maior primata noturno do mundo. Eles só podem ser encontrados em Madagascar. Eles são de cor marrom escuro e têm olhos grandes e dedos finos. Tudo isso faz aye-aye parecer tão assustador. Embora sejam muito gentis e inofensivos. Mas muitas pessoas os matam à vista por causa de sua aparência assustadora. Tal caça e perda de habitat tornam o sim como um dos animais ameaçados de Madagascar.
Aye-aye habita na floresta costeira de Madagascar. É um animal que habita as árvores e evita o contato com o solo. Eles têm garras muito pontiagudas em cada um dos dedos. Permite que eles se movam facilmente entre os galhos.
Aye-aye é uma criatura noturna e caça apenas à noite. Durante o dia, eles dormem na esfera como um ninho nos galhos das árvores. À noite, eles viajam mais de 4 km em busca de comida. Aye-aye usa seus ouvidos grandes e sensíveis para detectar as larvas que perfuram a madeira e as retira com o dedo médio alongado. A dieta de sim-sim também inclui sementes, frutas e néctar.
1. Lagartixa com cauda de folha satânica
A lagartixa satânica de cauda folha endêmica de Madagascar é um mestre da camuflagem. Este lagarto incrível pode incrivelmente camuflado para se parecer com uma folha morta. Ninguém pode facilmente identificar a lagartixa-de-cauda-folha quando esta descansa sobre a folha. Esta espécie única de Madagascar pode se misturar perfeitamente ao seu ambiente natural.
A lagartixa satânica de cauda foliar tem apenas um comprimento entre 10 e 15 cm. A coloração da lagartixa-de-cauda-folha é surpreendentemente variada, varia de cinza, marrom, marrom, marrom, amarelo e laranja. Eles também têm linhas como veias das folhas no corpo. Para que a lagartixa-de-cauda-folha imite facilmente uma folha morta.
As lagartixas satânicas de cauda foliar são répteis noturnos. Durante o dia, descansam em galhos de árvores ou ficam imóveis sobre as folhas mortas. Eles se misturam a esses ambientes em pouco tempo com sua forma corporal única e variabilidade espetacular na coloração. Assim, as lagartixas satânicas com cauda de folhas podem evitar a ameaça de predadores em potencial, como pássaros e cobras.
A camuflagem não é a única técnica usada pelas lagartixas satânicas de cauda foliar para evitar a ameaça. Ao encarar um predador, eles exibem a boca de cor vermelha brilhante, abrindo suas mandíbulas amplamente. Além disso, eles também exibem uma cauda ereta. Assim, as lagartixas satânicas de cauda folha podem confundir o predador e podem escapar de sua vista.
Comments
Post a Comment