7 Crenças tóxicas que todos temos de abandonar
- Get link
- X
- Other Apps
Nossas crenças estão entre as forças mais poderosas de nossas vidas.
Eles sombream nossa percepção e colorem como vemos o mundo. Eles nos motivam a agir de uma certa maneira.
Às vezes, eles nos impedem de agir quando deveríamos.
Embora muitas crenças tenham o poder de mudar nossas vidas para melhor, muitos de nós têm crenças tóxicas às quais nos apegamos firmemente - crenças às quais talvez tenhamos sido ensinadas são positivas e saudáveis.
Às vezes, nem temos consciência dessas suposições e valores perniciosos - ainda assim eles estão moldando nossas vidas dia a dia de maneiras prejudiciais. Eles nos impedem de alcançar nosso potencial e nos impedem de encontrar nossa felicidade.
1. A história sempre se repete
É compreensível supor que o que você experimentou no passado é indicativo do que pode esperar no futuro. São dados, afinal. Reconhecer e interpretar dados é um dos presentes básicos da inteligência humana que nos ajuda a não repetir erros. Mas muitas vezes interpretamos mal os dados. Tiramos isso do contexto e permitimos que nossas emoções nublem nossa percepção. Não esperamos que os bons tempos se repitam, mas esperamos que os piores tempos voltem repetidamente como um centavo ruim.
Essa também é uma crença tóxica quando se trata de nossos relacionamentos. Quantas vezes você se põe a repassar os mesmos problemas repetidamente com uma namorada ou namorado, esposa ou amigo? Muitas vezes é porque entramos em encontros esperando que a história se repetisse. Então, criamos uma profecia auto-realizável, revivendo os dramas do nosso passado.
2. Eu sou muito diferente para me encaixar
Quantas vezes na vida você evita compartilhar seus presentes porque está convencido de que é muito diferente para se encaixar e que ninguém os quer? Isso pode ser outra coisa em que você sente que o passado refletirá o futuro. Talvez alguém não tenha aceitado você no passado em casa, na escola ou no trabalho. Mas isso não significa que ninguém vai te aceitar agora.
Você pode ser diferente, mas pode ser que exista uma comunidade esperando por você para adicionar sua singularidade. Você nunca sabe até tentar. E se você o fizer, poderá ser o único a começar a acolher outras pessoas que possam achar que são muito diferentes.
3. Eu não mereço felicidade.
Assim como muitos de nós internalizamos o sentimento de que somos diferentes demais para ser amados, alguns também internalizam a crença de que não merecemos ser amados ou felizes. Mas se alguém lhe disse que você não merece a felicidade, não importa qual a razão ou quem eles são ... eles estão errados. Você é uma pessoa especial e maravilhosa que tem muito a dar aos outros. Se você é fiel a si mesmo e vive do seu coração, merece ser amado por quem você é.
4. Ciúme significa que meu relacionamento é forte
Todo mundo experimenta pelo menos um ataque ocasional de ciúme - ciúme é o medo de perder alguma coisa por causa do que outra pessoa tem. E para muitos de nós, isso se baseia em experiências anteriores. Mas nossa cultura nos diz que o ciúme é bom, que é um sinal de que um relacionamento tem um núcleo forte - caso contrário, você não se sentiria tão apaixonado com o pensamento de perder alguém.
Realmente, porém, o ciúme é uma crença tóxica que retira seu combustível não da força de um relacionamento, mas de nossas próprias inseguranças e fraquezas. Pior, pode levar a danos reais em um relacionamento.
Se você tem medo de perder alguém, é uma boa ideia se perguntar por quê. Às vezes, há um problema real no relacionamento que você precisa enfrentar. Outras vezes, você apenas precisa enfrentar a outra crença tóxica de que não é digno de ser amado. De qualquer maneira, a confiança é o que torna seu relacionamento forte, não o medo da perda.
5. A crítica é sempre pessoal
É difícil receber críticas, seja de um ente querido ou de um total estranho. Quando alguém nos critica, é fácil demais ficar na defensiva. Isso ocorre porque muitos de nós têm a crença profundamente enraizada de que as críticas são sempre pessoais.
Muitas vezes, no entanto, a crítica não tem nada a ver conosco. Às vezes, as pessoas que nos criticam estão realmente apontando para suas próprias falhas. Em muitos casos, há transferências acontecendo. Seu chefe teve um dia ruim, então ele diz que você é um funcionário ruim. Seu parceiro enlouquece com algo que você disse ou fez, porque o último namorado dela disse ou fez algo semelhante - sem suas boas intenções.
Você nunca sabe por que alguém está realmente criticando você ou quando essa pessoa está passando por um momento difícil. Se você não pode levar para o lado pessoal, pode evitar que a situação fique fora de controle. Isso também evita que você questione constantemente sua própria auto-estima!
6. Vulnerabilidade é fraqueza
Essa crença tóxica deriva do medo de que, se mostrarmos quem realmente somos, e sairmos para o mundo com o coração aberto e exposto, seremos atacados, condenados ou mesmo destruídos.
Existe algo como ser muito forte, no entanto.
Quando nos recusamos a ser vulneráveis, nos afastamos da possibilidade de sermos amados por quem realmente somos. Enquanto mantivermos nossas paredes erguidas, manteremos nossos entes queridos afastados. E quando fazemos isso, nunca encontramos a verdadeira felicidade.
7. Estou só
Quando o chão está caindo embaixo de você e você sente que está em queda livre, você também pode sentir que está sozinho em suas lutas. Às vezes isso é verdade - às vezes você realmente está sozinho.
Mas muitas vezes você está menos sozinho do que sente. Você nunca sabe quem pode ajudá-lo. Às vezes, até um estranho pode lhe dar exatamente o que você precisa para dar o próximo passo à frente e começar a melhorar sua situação. Não se isole ainda mais acreditando que é impossível! Estenda a mão para os outros. Você pode se surpreender com quem volta.
Ao deixar de lado essas crenças tóxicas que o impedem de amar e ser felizes, você pode substituí-las por crenças mais saudáveis, que podem ajudá-lo a reparar os danos ao seu coração.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment