As 10 cúpulas mais famosas do mundo
- Get link
- X
- Other Apps
O estilo arquitetónico da cúpula foi introduzido no mundo pelos romanos antigos. O estilo estrutural hemisférico foi adotado por muitas outras civilizações em diferentes períodos de tempo. Hoje é um dos estilos arquitetónicos mais familiares. Continua a ser usado para decorar templos, igrejas, mesquitas, monumentos e até edifícios do governo. A seguir, estão as dez cúpulas mais populares em todo o mundo.
10. O Grande Sanchi Stupa, Madhya Pradesh, Índia
Sanchi é o santuário budista mais importante da Índia. O local compreende palácios, templos, pilares monolíticos e mosteiros. Sobre eles, a grande estupa é o monumento mais popular de Sanchi. Foi comissionado o rei Mauryan Asoka. É também a estrutura de pedra mais antiga da Índia, datada do século III AEC.
9. Cúpula da Rocha, Jerusalém
A cúpula da rocha é o local islâmico mais popular em Jerusalém, localizado no local religioso do monte do templo no país. A cúpula de formato octogonal é na verdade um santuário islâmico e é um dos mais antigos edifícios islâmicos sobreviventes do mundo. A cúpula da rocha foi encomendada pelo califa omíada Abd al-Malik no século VII. Foi construído sobre uma rocha sagrada e os muçulmanos consideraram a rocha como o local de onde Maomé subiu ao céu. A arquitetura da cúpula da rocha foi influenciada pelas igrejas bizantinas próximas.
8. Mesquita Sheik Lotfollah, Isfahan, Irão
A mesquita Sheik Lotfollah é considerada uma das obras-primas da arquitetura iraniana, situada na província de Isfahan, no Irão. A construção da mesquita lotfollah foi ordenada pelo imperador iraniano Shah Abbas. A construção começou em 1603 e levou 16 anos para ser concluída. A mesquita não tem pátio e minaretes porque foi construída para culto particular. O interior da mesquita possui paredes e teto altamente decorativos.
7. Catedral de Florença, Florença, Itália
A catedral de Florrnça é um património mundial e uma das principais atrações turísticas da cidade de Florença, na Itália. O nome oficial da vasta estrutura religiosa de estilo gótico é Basílica de Santa Maria del Fiore. A cúpula da catedral de Florença é a maior do mundo, com 114 metros de altura.
A construção da catedral de Florença começou em 1296, mas a estrutura geral só foi concluída em 1436. A construção da cúpula começou em 1420 e foi concluída em 1436.
6. Hagia Sophia, Istambul, Turquia
Hagia Sophia é uma antiga igreja bizantina localizada em Istambul, na Turquia. Hoje é um museu histórico conhecido por arte e arquitetura. O nome turco hagia sophia significa 'igreja da santa sabedoria.
A igreja original foi construída no século IV encomendada pelo imperador romano Constantius II. A segunda igreja foi construída no local por Teodósio, a grande após a destruição da primeira igreja. Mas no século VI a igreja foi destruída por distúrbios de Nika. A construção do atual edifício começou em 532 pelo imperador Justiniano I e foi concluída em 537. A cúpula original do monumento também foi danificada por uma série de terremotos em 558 e reconstruída em 563.
5. Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
A catedral é oficialmente conhecida como "A catedral de intercessão da Virgem pelo fosso". A catedral de São Basílio foi construída entre 1555 e 1561, encomendada pelo príncipe Ivan "o terrível". O edifício é composto por nove capelas no total. Todos eles construídos em uma única fundação. A catedral de São Basílio é muito popular por suas cores e formas atraentes.
4. Basílica de São Pedro, Vaticano
A Basílica de São Pedro na cidade do Vaticano é a maior basílica do mundo. Foi desenhada pelo grande artista italiano Michelangelo, e construída entre 1547 e 1590.
3. Catedral de Saint Paul, Londres, Inglaterra
A catedral de St. Paul é a segunda maior igreja do Reino Unido localizada na cidade de Londres. É uma estrutura de três cúpulas. A cúpula interna é decorada com pinturas impressionantes. A cúpula é suportada pelo cone de tijolos entre a cúpula externa e interna.
2. Capitólio dos Estados Unidos, Washington DC
O capitólio dos Estados Unidos é um dos pontos de referência mais reconhecíveis da América. Na verdade, consiste em duas cúpulas, a cúpula atual cobre a cúpula original. A cúpula de ferro atual foi projetada pelo arquiteto americano Thomas Ustick Walter entre 1855 e 1866.
A construção da cúpula do capitólio original foi concluída em 1824, projetada pelo arquiteto americano Charles Bulfinch. Era uma estrutura de cúpula dupla. Em 1847, o engenheiro de estilo James Crutchett construiu uma lanterna de vidro e ferro no topo da cúpula.
Em 1851, o arquiteto Thomas U. Walter apresentou planos para a ampliação do edifício e da cúpula do Capitólio devido ao aumento da população do congresso dos EUA. A cúpula de madeira original foi removida em 1856. A construção da cúpula do capitólio atual foi iniciada em 1857. Estátua da liberdade, uma estátua de bronze representa uma figura feminina segurando uma espada e usando capacete militar coroando a cúpula em 1863. A visita à cúpula do capitólio também é limitado a convidados selecionados e membros do congresso.
1. Taj Mahal, Agra, Índia
Taj Mahal na cidade de Agra, Uttar Pradesh, é um dos pontos de referência mais conhecidos da Índia. A impressionante cúpula de mármore bulbosa em si é o ponto mais focal do monumento.
O Taj Mahal foi construído como local de descanso final da imperatriz Mughal Mumtaz Mahal, encomendada pelo imperador Shah Jahan. A construção do mausoléu de mármore começou em 1632 e foi concluída em 1653. Uma fusão dos estilos arquitetônicos Miughal, islâmico, persa, otomano turco e indiano foi usada para a construção do Taj Mahal. Havia 28 tipos diferentes de pedras preciosas e semipreciosas usadas para decorar a tumba no monumento.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment