Os 10 maiores templos hindu do mundo
- Get link
- X
- Other Apps
A iluminação é o objetivo principal de todo templo hindu. Estilos arquitetônicos, gopuras imponentes, esculturas magníficas, pinturas, esculturas e decorações de templos mundialmente famosos são realmente um banquete para os olhos. Aqui está a lista dos 10 maiores templos hindus do mundo.
10. Vaitheeswaran Koil, Tamil Nadu, Índia, 15 Acres
Vaitheeswaran Koil é um templo de Shiva localizado no estado indiano de Tamil Nadu. Este templo tem o nome de Vaitheeswaran, uma forma de senhor Shiva. Vaitheeswaran Koil também é um dos stalams de Navagraha na Índia, que representa Angaraka (Marte). Acredita-se que alguns dos Shivalingas deste templo tenham sido adorados pelo Senhor Rama, Lakshmana, Surya e pelo rei dos abutres Jatayu.
O templo tem cinco gopuras principais e enormes recintos. Há imagens de metal e esculturas de pedra de Lord Subramanya, Surya e Durga dentro dos arredores do templo. Os devotos acreditam que a água benta e as cinzas sagradas deste templo têm poder para curar muitas doenças.
9. Templo Meenakshi Amman, Tamil Nadu, Índia, 17.3 Acres
O enorme templo Meenakshi Amman é um símbolo da cidade de Madurai e um excelente exemplo da arquitetura dravidiana. Este grande templo hindu dedicado ao Senhor Shiva e à Deusa Parvathy ou Meenakshi. O senhor Shiva também chamou de ' Sundareswarar ' em Madurai. Este grande complexo de templos cobre uma área de 17 acres.
Existem 14 'gopuras' ou portões piramidais que se elevam a uma altura entre 40 e 50 metros. As quatro gopuras mais altas do templo permanecem como entradas e gopuras menores, diretamente para os principais santuários.
As torres de entrada do templo estão de frente para quatro direções. Os visitantes geralmente preferem a entrada oriental do templo, uma vez que é aberta para o santuário principal. As gopuras de vários andares do templo de Meenakshi também esculpiam figuras de animais, deuses e demônios.
O templo Madurai Meenakshi foi originalmente construído pelo rei Pandyan Malavarman Kulasekara Pandyan no século XIII. No século 14, o templo de Meenakshi foi saqueado pelo invasor muçulmano Malik Kafur. Mais tarde, o templo foi reconstruído pelo governante de Nayak Viswanatha Nayakar no século XVI. Ele redesenhou o templo de acordo com os princípios de ' Shilpa shatras ', um antigo texto hindu de artes e design.
O santuário central do templo de Meenakshi dedicado a Sundareswarar (Lord Shiva) e Meenakshi (Deusa Parvathy). O santuário de Meenakshi e Lord Shiva é coberto com placas de ouro. O santuário principal do templo também é cercado por vários outros santuários.
O 'Mandapam' do templo de Meenakshi contém 985 pilares únicos feitos de granito. Alguns dos pilares produzem música nas torneiras. Há também uma galeria de arte no templo que exibe desenhos, fotos e ícones que ilustram a arquitetura antiga do templo indiano.
8. Templo Jambukeswarar, Tamil Nadu, Índia, 18 Acres
O templo Jambukeswarar ou Thiruvanaikaval Shiva em Tiruchirapalli de Tamilnadu é um dos 'panchabhoota sthalams', significa um dos cinco templos de Shiva que representam cinco grandes elementos (terra, água, ar, céu e fogo). Os quatro templos de Shiva de 'panchabhootha sthalams' localizados em Tamil Nadu e um em Andhra Pradesh.
O templo Thiruvanaikaval representa 'água'. O santuário principal do templo também tem um fluxo de água subterrânea. A principal divindade do templo é Jambukeswarara, uma forma de senhor Shiva.
De acordo com as crenças mitológicas, uma vez que Akilandeswari (Encarnação da Deusa Parvatia) chegou a este lugar de 'Kailasam' (monte kailash) para realizar penitência. Ela fez um lingam com água do rio Kavery. É por isso que o templo Thiruvanaikaval representa a água ou neer, um dos principais elementos da natureza. O Shiva Lingam do templo Thiruvanaikaval é conhecido como 'Appu Lingam' significa lingam feito de água.
O templo Thiruvanaikaval foi construído pelo imperador Kocengannan Chola no século I. O templo também contém inscrições e esculturas do período Chola. Existem cinco recintos no complexo do templo Jambukeswarar. A enorme parede externa do complexo do templo, conhecida como vibudhi prakara, tem um comprimento de 1,6 km e uma altura de 7 metros.
O quarto recinto do templo contém 196 pilares. Há também um pequeno tanque alimentado por fontes naturais. O distrito central tem duas gopuras a 100 pés e 73 pés de altura. O santuário principal, appu linga, pode ser encontrado na área interna do templo.
7. Templo Ekambareswarar, Tamil Nadu, Índia, 23 Acres
O templo Ekambareswarar é o maior templo da cidade sagrada de Kanchipuram, em Tami Nadu, dedicado ao senhor Shiva. O templo é um dos 'panchabhoothasthalam' que representam a Terra ou Prithvi, um dos elementos significativos da natureza. Este enorme templo de Shiva cobre uma área de 23 acres. De pé, a uma altura de 59 metros, a torre de entrada do templo Ekambareswarar, conhecida como Raja gopuram. É uma das gopuras mais altas da Índia.
O templo foi construído por Paranthaka Chola em 650 dC Nos meses de março e abril, os raios do sol cairão diretamente na principal Shiva linga do templo Ekambareswarar. Existem cinco pátios diferentes no complexo do templo.
A parede interna do templo está decorada com 1008 lingotes de Shiva. Outra atração do templo é uma sala com milhares de pilares conhecidos como 'Aayiram kaal mandapam'. Diz-se também que um rio sagrado subterrâneo oculto flui sob o templo.
6. Templo Annamalaiyar, Tamil Nadu, Índia, 25 Acres
O templo Annamalaiyar em Thiruvannamalai, no Tamil Nadu, é um dos maiores templos de Shiva na Índia. Este templo representa 'Agni', um dos principais templos de estacas de pancha bhoota. A principal Shiva linga deste templo é chamada de 'agni linga'. O templo de Annamalaiyar também é chamado de Arunachaleswarar, uma das formas do Senhor Shiva. A Deusa Parvatia também é adorada neste templo como 'Unnamulai Amman'.
O atual complexo de alvenaria e torres foram construídos por governantes de Cola datados do século IX. Há inscrições desse tempo nas estruturas do templo de Annamalaiyar.Este complexo de templos abrange 10 hectares de terra.
O templo abriga muitos salões e quatro enormes torres de entrada. A torre de entrada mais alta do complexo tem uma altura de 217 pés. Há também um enorme salão com 1000 pilares construídos pelo rei Krishna Devaraya de Vijayanagar. As torres e os pilares do templo também são decorados com excelentes esculturas.
5. Belur Math, Calcutá, Índia, 40 Acres
A matemática de Belur é um templo magnífico e a sede internacional da missão Ramakrishna fundada por Swami Vivekananda em 1897. A característica mais interessante da matemática de Belur é que ela se parece com um templo, igreja ou mesquita de todos os ângulos. O templo reflete uma fusão dos estilos arquitetônicos hindu, islâmico, budista, Rajput e cristão. A matemática de Belur também é considerada como um símbolo da unidade de todas as religiões do mundo.
" A luz espiritual que este lugar emitirá inundará todo o universo ", disse Swami Vivekananda na ocasião de lançar a pedra fundamental da Belur Math em 1898. Todo o complexo da matemática de Belur cobre uma vasta área de 40 acres.
O complexo Belur Math contém templos dedicados a Sri Ramakrishna, Swami Vivekananda e Santa Mãe, Sri Sarada Devi. O portão principal do templo apresenta símbolos de diferentes religiões. O museu de matemática de Belur também contém artefatos diferentes usados por Sri Ramakrisha e Swami Vivekananda.
4. Thillai Nadaraja Temple, Tamil Nadu, Índia, 40 Acres
O templo de Nadaraja, na cidade de Tamil Nadu, em Chidambaram, dedicado ao Senhor Shiva, em pose de Anada Tandava (Nadaraja). O templo de Chidambaram é um dos sthalams de panchabhootha. Este templo representa 'Akasha', o céu. Este templo hindu histórico se espalhou por uma área de 50 acres. O Shiva linga no santuário mais interno do templo Nadaraja é conhecido como 'Aakasha linga'. O santuário também contém imagens do Senhor Shiva e da Deusa Parvathy.
O templo foi reformado por governantes de diferentes dinastias, incluindo Pallava, Chola, Pandya, Vijayanagara e Chera em diferentes períodos de tempo. De acordo com as crenças hipotéticas, o templo de Nadaraja está localizado no lótus do universo, conhecido como 'virat hridhaya padhma sthanam'.
O santuário principal do templo é uma estrutura de madeira conhecida como Chitsabha, onde está localizado o principal Shivalinga. O salão dourado localizado perto de chitsabha também contém imagens do Senhor Shiva na 'postura Urdhva Tandava'.
O prakaram ou santuário mais externo do templo abrigava o templo de Amã de Sivakami (Deusa Parvatia) de Amã, o tanque de Sivaganga e um salão com mil pilares, conhecido como Raja Sabha. Existem quatro gopuras principais em pé a uma altura de 250 pés e enfrentam quatro direções diferentes. As magníficas torres também são decoradas com 108 poses diferentes de Bharata Natya e com imagens da mitologia hindu.
3. Akshardham, Delhi, Índia, 100 Acres
O grande complexo do templo hindu de Akshardham está localizado nas margens do rio Yamuna, em Nova Délhi. O complexo do templo se espalhou por uma área de 100 acres. É considerado um ícone da cultura, arte e espiritualidade hindus. A parte central deste complexo religioso abriga murtis de Sita Ram, Siv Parvati, Radha Krishna e Lakshmi Narayanan.
O complexo do templo de Akshardham foi construído por Pramukh Swami Maharaj, líder espiritual da organização BAPS. O complexo do templo de Akshardham é inteiramente feito de arenito e mármore.
Uma magnífica gajendra medula deste templo simbolizando o reino animal. Possui 148 elefantes de tamanho completo, 42 pássaros e 125 esculturas humanas esculpidas em pedra rosa. A medalha gajendra de 1070 pés de comprimento também representa uma profunda relação de ancestrais da Índia e com a natureza.
O principal monumento do templo de Akshardham consiste em 234 pilares esculpidos e nove cúpulas. Também inclui esculturas de informações detalhadas sobre divindades hindus, plantas, animais e artes.
2. Templo de Sri Ranganathaswami, Srirangam, Tamil Nadu, Índia, 156 Acres
O templo de Sri Ranganathaswamy é o maior templo hindu da Índia . O vasto complexo de templos foi construído em 156 acres de terra em Srirangam de Tamil Nadu, na Índia. O templo é dedicado à forma declinante do Senhor Vishnu, conhecido como Ranganatha. O templo também é conhecido como Bhoologa Vaikundam e Bhogamandalam. Este magnífico templo de Vishnu também é uma das melhores estruturas religiosas dravídicas da Índia.
As inscrições do templo Sri Ranganathaswamy descrevem o papel de diferentes dinastias, incluindo Chola, Pandya, Hoysala e Vijayanagar na restauração e reforma do templo. Existem 21 torres e 39 pavilhões no templo Sri Ranganathaswamy. A uma altura de 236 pés, a principal gopura do templo conhecida como Rajagopuram. É a segunda torre mais alta do templo no continente asiático.
Este templo é composto por sete compartimentos formados por paredes espessas. A parede da muralha circunda o santuário principal banhado a ouro do templo. Os cinco prakaras internos como função do templo e os não-hindus não podem entrar no santuário principal do templo.
Um santuário sobre o santuário principal do templo Sri Ranganathaswamy é conhecido como 'Ranga Vimana', feito na forma de 'om', som mítico da religião hindu. Há também um salão com mil pilares e decorado com esculturas.
1. Angkor Wat, Camboja, 500 Acres
Estendendo-se por uma vasta terra de 500 acres, o complexo de templos de Angkor Wat no Camboja é a maior estrutura religiosa do mundo. É um património mundial da UNESCO e ícone do Camboja. O Angkor Wat consiste em centenas de templos de pedra e restos do império Khmer. Este maior complexo de templos foi construído no século XII pelo rei Khmer Suryavarman II. Angkor Wat foi originalmente dedicado ao Senhor Vishnu e, mais tarde, tornou-se um complexo budista.
Ao contrário de outros templos hindus, Angkor Wat enfrenta o Ocidente. Os arqueólogos acreditavam que Angkor Wat não é apenas um templo, mas também um mausoléu. Os trabalhadores qualificados de Saurvarman usavam apenas arenitos como material principal para a construção do maior complexo religioso. O Angkor Wat é na verdade um retrato do sagrado monte Meru. A torre central do templo fica a uma altura de 65 metros e é cercada por quatro torres menores.
A entrada principal de Angkor Wat, no lado oeste, tem uma rica decoração com esculturas e esculturas. Há também uma estátua de Lord Vishnu com 3,2 metros de altura, feita de arenito. O complexo central de Angkor Wat é uma estrutura de três andares.
Existem três galerias principais no complexo central do templo. Cada galeria também possui uma torre em forma de broto de lótus. A galeria de milhares de Buda abriga centenas de imagens do Senhor Buda. A parede interna de Angkor Wat também é decorada com cenas importantes dos épicos hindus Ramayana e Mahabharata.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment