Os 10 lugares mais extremos do mundo
- Get link
- X
- Other Apps
Ao contrário de outros planetas no sistema solar, a Terra suporta uma quantidade vasta e diversificada de vidas. É atmosfera protetora, posição no sistema solar, campo magnético, reciclagem e água líquida são os elementos que tornam a Terra tão perfeita para a vida. Mas locais diferentes na Terra têm ambientes diferentes e nem todo mundo neste planeta é tão habitável para a vida. O movimento das placas tectônicas, a erosão natural, a orientação da Terra em torno de seu próprio eixo e a revolução em torno do Sol causam formação de locais extremos na Terra.
10. Salar De Uyuni, Bolívia - O lugar mais plano da Terra
Salar De Uyuni é o maior salar do mundo, localizado no sudoeste da Bolívia. Ele contém 10 bilhões de toneladas de sal em 10582 quilômetros de área. Salar De Uyuni também contém metais químicos como magnésio, sódio, potássio e 70% das reservas mundiais de lítio. A NASA o usou como um objeto ideal para o posicionamento da figura de seu satélite, já que Salar De Uyuni é excepcionalmente plano e imóvel.
9. Angel Falls, Venezuela - A maior cachoeira ininterrupta do mundo.
Angel Falls na Venezuela é a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de altura. Essa cachoeira é aproximadamente quinze vezes mais alta que a das cataratas do Niágara e está localizado no parque nacional Canaima da Venezuela, o maior parque nacional do país. Angel Falls foi descoberto por Jimmie Angel, um aviador dos EUA em 1937. Ele foi a primeira pessoa a sobrevoar as cataratas e a cachoeira recebeu o nome dele.
8. Tristan da Cunha, Sul do Oceano Atlântico - Ilha Habitada Mais Remota
Tristan da Cunha é um grupo de ilhas vulcânicas localizadas no sul do oceano Atlântico. A principal ilha deste grupo também conhecida como Tristan da Cunha, é a única ilha habitável do arquipélago.
7. Dallol, Etiópia - O lugar mais quente habitado no mundo
Dallol, no norte da Etiópia, é o lugar habitado mais quente do mundo. Entre os anos 1960 e 1966, a temperatura anual recorde de 35 graus Celsius por lugar habitado é marcada em Dallol. A temperatura diurna em Dallol aumenta até 46 graus Celsius diariamente. Além do sol, os ácidos em ebulição das fontes termais e a exaustão natural dos gases da terra fazem com que Dallol seja a área ocupada mais quente do mundo. Perto da cratera vulcânica de Dallol também causa a propagação de ondas de calor de todas as direções.
6. Deserto de Atacama, América do Sul: O lugar mais seco do mundo
O deserto de Atacama se estende por mais de 1000 km na costa do Pacífico da América do Sul. É o lugar não polar mais seco da Terra. A temperatura no deserto de Atacama varia entre 0 e 25 graus Celsius. A precipitação anual neste deserto é inferior a 1 mm / ano e 50 vezes mais seca que a do vale da morte. Também muito pouco material orgânico contém no solo do deserto de Atacama.
5. Oymyakon, Rússia - O lugar mais frio habitado do mundo
A remota cidade de Oymyakon, no nordeste da Rússia, é o lugar habitado mais frio do mundo. A temperatura de 67,7 graus Celsius negativos registrada em Oymyakon, foi a temperatura mais baixa registrada em todos os lugares ocupados no mundo.
4. Mount Thor, Nunavut, Canadá - A maior queda vertical do mundo
Monte Thor, também conhecido como Thor Peak, está localizado na Ilha Baffin de Nunavut, Canadá. Uma parte da montanha Baffin que é feita de granito. O monte thor é a queda vertical mais alta da Terra. A queda no Monte Thor mede 1250 metros e tem um ângulo interno de 105 graus, tornando-se mais saliente. Faz do Monte Thor um destino popular para os alpinistas.
3. Mar Morto, Entre Israel e Jordânia - O ponto mais baixo da superfície da Terra
Mar Morto também chamado de mar salgado, está localizado na fronteira com a Jordânia e Israel. A superfície deste lago rico em sal fica a 423 metros abaixo do nível do mar, tornando-o o ponto mais baixo da superfície da Terra. Este lago hipersalino tem uma profundidade de 377 metros, e contém uma concentração significativa de minerais. A concentração incomum de sal também deixou os visitantes flutuarem no mar morto. Essa maior salinidade no mar morto também cria um ambiente hostil no qual os animais não conseguem prosperar.
2. Challenger Deep, Mariana Trench, Oceano Pacífico - O ponto mais baixo da Terra
Challenger Deep é o ponto mais profundo da Terra, com uma profundidade de 11 km. Está localizado na vala de Mariana, uma vala de 2550 km de extensão no Oceano Pacífico Ocidental. De fato, é muito mais profundo do que o da altura do Monte Everest. O Challenger Deep recebeu o nome do navio de pesquisa HMS Challenger, que fez a primeira gravação de sua profundidade.
1. Monte Everest, fronteira entre o Tibete e o Nepal - O ponto mais alto da Terra
A montanha mais alta do mundo, com 8848 metros de altura, localizada na seção Mahalangur, a fronteira entre o Nepal e o Tibete. Esta faixa do Himalaia também inclui outros picos mais altos, como Lhotse (8516 m), Nuptse (7855 m) e Changtse (7580 m). As condições extremas no monte Everest criam um ambiente hostil onde animais e plantas não conseguem sobreviver. Também a atitude acima de 8000 metros é considerada zona de morte, porque os humanos lutam para sobreviver em tais alturas.
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment