Os 10 desertos mais bonitos do mundo



A beleza de um lugar não é definida pelo número de turistas que recebe. Apesar de ter um ambiente hostil, os desertos têm uma beleza única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Aqui está a lista dos 10 desertos mais bonitos do mundo.


10. Deserto Sonora, Sudoeste da América do Norte





Sonora é um deserto incrível do sudoeste do Arizona, sudeste da Califórnia e noroeste do México. Este deserto recebe mais chuvas do que qualquer outro deserto, com 25 a 35 cm por ano.

O deserto de sonora também é conhecido por sua rica diversidade biológica. Mais de 60 mamíferos, 20 anfíbios, 100 répteis, 20 espécies de peixes, 350 espécies de pássaros e 2000 espécies de plantas vivem aqui.

O deserto de Sonora é o segundo mais quente e o segundo maior da América do Norte. No verão, a temperatura no deserto de Sonora é de 40 graus Celsius. Mas a temperatura em alguma parte deste deserto também aumenta mais de 48 graus Celsius.

Este deserto é o lar de duas montanhas chamadas Monte Kofa e Monte Catalina. Algumas das espécies de plantas do deserto de Sonora podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Por exemplo, o saguaro, a árvore mais alta, como cactos, cresce apenas no deserto de Sonora. Além disso, a bela árvore de pau-ferro do deserto é nativa do deserto de Sonora. Esta incrível árvore do deserto vive há mais de 1500 anos.



9. Deserto Simpson, Austrália





O deserto de Simpson é o quarto maior e provavelmente o mais bonito da Austrália. As dunas paralelas são a atração mais destacada deste deserto. O deserto de Simpson tem mais de 1100 dunas paralelas. Curiosamente, algumas dessas dunas ultrapassam 200 km.

Além do número e comprimento, as dunas do deserto de Simpson também são famosas por suas cores brilhantes, incluindo vermelho, laranja, rosa e branco. Esta região árida recebe apenas 150 mm de chuva por ano. A temperatura média do verão no deserto de Simpson é de 39 graus Celsius. Mas pode exceder até 50 graus Celsius.



8. Deserto da Arábia, sudoeste da Ásia





Ocupando quase toda a península arábica, é o segundo maior deserto do mundo. A maior parte deste deserto fica na Arábia Saudita. O lado norte do deserto da Arábia faz fronteira com o deserto da Síria, ao sul pelo mar da Arábia, oeste pelo mar vermelho e Eat pelo Golfo de Omã.

O clima do deserto da Arábia é caracterizado por dias quentes e noites geladas. No verão, a temperatura pode chegar a 55 graus Celsius. A maior parte do deserto da Arábia é ocupada por Rub'al Khali, a maior área de areia contínua do mundo.

O deserto da Arábia contém muitas cadeias de montanhas. O mais alto deles é o Monte Al-Nabi Shu'ayb. Está localizado no Iêmen. A 3666 metros, Al-Nabi Shu'ayb é o ponto mais alto do deserto da Arábia. Apesar do clima severo, o deserto da Arábia é uma grande fonte de recursos naturais, incluindo gás natural, petróleo, fosfatos e enxofre.



7. Deserto do Negev, sul de Israel





O deserto de Negev ocupa mais da metade da massa de terra de Israel. Em vez de um grande número de dunas, o que você pode ver neste deserto são desfiladeiros e vales profundos. A formação geológica mais importante do deserto de Negev é uma cratera de erosão única chamada makhteshim. Está rodeado por falésias de tirar o fôlego.

Existe um parque nacional localizado em um belo desfiladeiro do deserto do Negev chamado Parque Nacional Ein Avdat. Há um oásis neste parque nacional criado pelas nascentes. Além da vista incrível, este parque nacional oferece caminhadas inesquecíveis pelo deserto do Negev.



6. Deserto de Mojave, Sudoeste dos Estados Unidos





O deserto de Mojave é o menor deserto da América do Norte. Situado na Califórnia, este deserto também cobre algumas partes de Nevada e Arizona. O deserto de Mojave é delimitado pelo deserto da Great Basin, que é um deserto frio ao norte e ao deserto de Sonora, o deserto mais quente da América do Norte ao sul.

A atração mais destacada do deserto de Mojave são as dunas de Kelso. Criadas pelo vento do sudeste, essas dunas únicas também têm uma atraente cor rosa dourada.

Quando se trata de plantas, o Mojave suporta apenas algumas espécies. Inclui palo verde azul, senna do deserto, justicia californica, mojave dalea e joshua tree. Entre essas espécies, a mais famosa é a árvore de Joshua.



5. Deserto de Atacama, Chile





O deserto de Atacama é o deserto mais seco do mundo, e é localizado no norte do Chile. Atacama é praticamente um lugar sem chuva. Curiosamente, algumas partes deste deserto nunca foram registradas chuvas. A precipitação média no deserto de Atacama é de apenas 1 milímetro por ano. Quando comparado, o deserto de Atacama é 50 vezes mais seco que o Vale da Morte, na Califórnia.

A Cordilheira dos Andes e a faixa costeira chilena nos dois lados do deserto de Atacama impedem a chegada de umidade ao deserto. Como resultado, o solo neste deserto é árido e sem vida. Curiosamente, o solo deste deserto também se parece com o solo de Marte. Por esse motivo, a paisagem de Atacama pode não parecer um lugar na Terra para você.

A alta altitude, o céu limpo e a falta de poluição fazem de Atacama um dos melhores lugares para observar as estrelas. Existem três observatórios internacionais operando no deserto de Atacama.


4. Deserto do Saara, norte da África





O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo. Considerando o tamanho, o Saara é o terceiro maior deserto do mundo, depois dos desertos do Ártico e Antártico. Este vasto deserto cobre a maior parte do norte da África. Limitava o Mar Mediterrâneo ao norte, o vale do rio Níger ao sul, o mar vermelho ao leste e o Oceano Atlântico a oeste.

Mesmo em um ambiente tão hostil, o deserto do Saara tem uma beleza incomparável. Os vales secos, montanhas, salinas, formações rochosas, dunas, planícies de cascalho e oásis do Saara são tão únicos e de tirar o fôlego. Quase 25% do deserto do Saara é coberto por dunas.



3. Deserto de Gobi, Ásia Central





Cobrindo a terra do sul da Mongólia e do noroeste da China, o deserto de Gobi é o maior deserto da Ásia. A paisagem do deserto de Gobi é caracterizada principalmente por rochas nuas. Este deserto tem poucas dunas de areia.

O deserto de Gobi contém cinco regiões ecológicas principais, estepe do deserto de Easter Gobi, planalto de Alashan, vale dos lagos gobi, bacia de junggar e faixa de Tian-shan. Essas ecorregiões incluem várias características geológicas, incluindo montanhas, pântanos salgados, paisagens rochosas e dunas de areia.

O deserto de Gobi também tem grande importância histórica. A antiga rota da seda foi atravessada pelo deserto de Gobi. Mogao Caves, uma série de templos budistas em cavernas situados na margem sul do deserto de Gobi. É um patrimônio mundial da UNESCO. Essas cavernas abrigam 1000 anos de obras de arte budistas.



2. Deserto do Namibe, Namíbia





O deserto do Namibe é um belo deserto costeiro na Namíbia. Com uma idade estimada em 55 milhões de anos, o deserto do Namibe é um dos desertos mais antigos do mundo. Com dunas de areia altas, montanhas escarpadas, planícies de cascalho e espécies únicas de animais e plantas, o deserto do Namibe é como nenhum outro lugar na Terra

O deserto do Namibe é o lar de algumas das mais altas dunas de areia do mundo. A 382,8 metros, a Duna 7 é a duna mais alta do deserto do Namibe. Você pode apreciar a beleza das dunas na melhor das hipóteses, onde o Oceano Atlântico encontra o deserto do Namibe na parte sul.

Uma das partes mais reconhecíveis do deserto do Namibe é Deadvlei. É uma panela de barro onde árvores mortas e escuras ficam cercadas pelas dunas mais altas do deserto do Namibe. É o paraíso dos fotógrafos e um dos lugares mais surreais do mundo.



1. Antártica





A Antártica congelante é considerada um deserto porque recebe apenas uma precipitação anual de 15 cm. Antártica é o maior deserto do mundo. É também o lugar mais frio, ventoso e seco da Terra. Apesar de todos esses fatos, é um dos mais belos locais do mundo.

Curiosamente, a temperatura mais alta já registrada na Antártida é de apenas 14,5 graus Celsius. Como você pode supor, a temperatura mais baixa já registrada na Terra também está na Antártica, a -94,7 graus Celsius. É também o lugar mais ventoso da Terra.

Quase 98% da Antártica está coberta de gelo. A camada de gelo antártico também é o maior pedaço de gelo da Terra. Este continente congelado também abriga 70% de água doce do mundo.

Apesar de seu ambiente hostil, alguns animais e pássaros incríveis vivem na Antártica, incluindo pinguins, focas, baleias, focas, golfinhos escuros, albatroz-errante, cisnes e petréis.

Comments

Popular posts from this blog

Os 10 lagos mais bonitos do mundo

10 animais com uma audição incrível

As 10 principais atrações turísticas da Inglaterra