5 Curiosidades engraçadas sobre cães!
Acha que sabe tudo o que há para saber sobre seu amigo canino? A lista descreve alguns fatos engraçados sobre cães, que chamarão sua atenção e o surpreenderão com certeza!
10. Quando um filhote nasce, ele é cego, surdo e desdentado!
Quando um filhote nasce, parece ser tão impotente e incompleto. O fato surpreendente é que seus canais auditivos estão fechados e as pálpebras fechadas, o que os torna funcionalmente surdos e cegos. A razão pela qual eles nascem em um estado em que ambos os sentidos principais estão estragados é respondida pela teoria da sobrevivência dos mais aptos, o que significa que isso lhes dá a chance de desenvolver sentidos de acordo com o ambiente em que pertencem. Alguns mamíferos ter um longo período de gravidez e dar à luz filhos totalmente funcionais, enquanto outros dão à luz bebês vivos em um curto espaço de tempo, que será um filho parcialmente imaturo. Os caninos pertencem à última categoria e precisam de mais cuidados durante seus dias iniciais. As pálpebras fechadas protegem seu sistema óptico contra a exposição a diferentes objetos, como sujeira e areia. O silêncio relativo é fundamental para o desenvolvimento dos ouvidos, pois a pressão do som causa movimentos estruturais no ouvido amadurecido.
5. Todas, exceto duas raças de cães, têm línguas rosadas!
Com exceção do Chow Chow e Shar Pei, as duas raças estereotipadas que têm característica de língua preta, todas as outras espécies têm uma língua rosa. No entanto, é alarmante que, quando um cão de repente tenha desenvolvido manchas pretas onde nunca havia nenhuma. Os cães podem desenvolver melanoma ou carcinoma, ambos presentes como manchas na pele. Além disso, massas pigmentadas mais escuras embaixo da boca do cão podem ser uma indicação de câncer bucal. Se alguns novos pontos negros começaram a se desenvolver na boca do cachorro, é sempre melhor consultar um veterinário o mais cedo possível.
4. O Basenji é o único cão que não ladra em todo o mundo!
Se você estiver procurando por um cão que não ladra, vá e pegue um Basenji. Embora seja conhecido por não latir, ele não permanece silencioso e possui vocalizações que variam de um yodel delicioso a um grito de arrepiar os cabelos, bem como os rosnados e choramingos habituais feitos por todas as outras espécies de cães. Basenji também é conhecido por seu nível único de inteligência e defesa contra intrusos. Um Basenji pode ser perfeitamente treinado e ele compreenderá todos os comandos que ensinamos, mas sua ação para obedecer pode se basear em seu próprio raciocínio.
3. Filhotes têm 28 dentes e cães adultos normais têm 42!
Filhotes possuem dentes de leite, assim como os seres humanos. Eles perdem esses dentes de leite e têm um conjunto completo de dentes adultos aos seis meses de idade, devido ao seu rápido desenvolvimento e maturidade. Os dentes de leite também são conhecidos como dentes decíduos. Como as árvores de folha caduca, que perdem suas folhas, os 28 dentes de filhotes são temporários e perdem ao longo de seu primeiro semestre. Os 42 que entram e os substituem tendem a durar mais que os dentes humanos. Isso ocorre devido à forma dos dentes caninos e à tendência de os alimentos para cães serem baixos em açúcar, o que significa que as cáries são uma ocorrência rara em cães.
2. Dálmatas são completamente brancos no nascimento!
Os dálmatas originários da Iugoslávia são facilmente distinguíveis por seus casacos brancos. Os casacos são de um branco puro quando nascem. Os dálmatas nascem com manchas de pigmentação da pele que são rastreadas por seu pêlo branco. Uma ninhada recém-nascida de filhotes de dálmata não é reconhecível por suas manchas. As manchas estão presentes na pele dos filhotes no nascimento, mas não começam a aparecer no pêlo até que os filhotes tenham cerca de 10 dias de idade. Isso significa que a maioria dos filhotes de dálmata nasce com casacos brancos sólidos. As manchas dos filhotes continuam a se desenvolver e a escurecer rapidamente até que o filhote esteja maduro, geralmente entre 1 e 2 anos de idade. Após essa idade, o cão continua a desenvolver manchas ao longo da vida, mas em um ritmo muito mais lento.
1. O olfato de um cão é 10.000 - 100.000 vezes mais agudo que o dos humanos!
O sentido do olfato de um cão é o sentido mais altamente desenvolvido, e o olfato de um cão é cerca de 10.000 a 100.000 mais agudo e sensível que o dos humanos. A razão por trás disso é explicada pelo fato de que a parte do cérebro que processa o cheiro é quase quatro vezes maior em cães do que a de humanos. Os cães têm a capacidade de rastrear um perfume ou o cheiro de uma pessoa ou objeto por muitos quilômetros, o que os torna a ajuda perfeita para a busca de pessoas desaparecidas pela polícia e organizações de busca e salvamento. Enquanto um ser humano tem aproximadamente 5 milhões de receptores de odor no nariz, um pequeno dachshund tem 125 milhões e um cão de caça tem 300 milhões!
Comments
Post a Comment